Torta não é Banoffi

Eu estava morrendo de vontade de comer torta banoffi, aquela inglesa chique de banana, bolacha e creme. Gastei uma grana e comprei os ingredientes para fazê-la vegana, na hora de montar pensei: meldels, quanta gordura desnecessária. Eu me conheço, não comeria depois.

Por isso que como coisas gostosas e cheias de açúcar e gordura só fora de casa, pois não vejo o preparo e daí finjo que não sei o que tem dentro. Um chute no balde de vez em quando faz bem.

Mas voltando a torta, olhei para os ingredientes a minha frente e pensei: o que fazer?! Daí bati a bolacha no processador, depois as bananas. Temperei com 1 – 2 colheres de açúcar mascavo e cravo e canela. Amassei tudo espalhando na forma e assei.

Servi com doce de leite vegano e ela até que ficou decente. Ficou boa? Sim, bem boa. É torta banoffi? Não é torta banoffi.

Então vamos a receita da Torta Não É Banoffi. Para versão vegana escolha uma bolacha sem leite (leia rótulos!) e o doce de leite vegetal caseiro ou comprado no mercado:

  • 1 pacote de bolacha de maizena (sua marca preferida)
  • 4 bananas médias
  • 2 colheres de açúcar mascavo
  • cravo e canela a gosto
  • Doce de leite (sua marca preferida)
  1. Bater a bolacha no processador até quase virar farinha, deixar como farofa. Retire do processador.
  2. Bata as bananas no processador até amassá-las bem. Depois volte as bolachas ao processador e bata tudo junto pra misturar.
  3. Coloque o açúcar e os temperos e bata para misturar.
  4. Numa forma com fundo removível espalhe a massa com as pontas dos dedos.
  5. Leve para assar a 200C por 12-15 minutos.
  6. Depois que esfriar espalhe o dice de leite vegano e sirva!

Dica: dá para moldar a massa como cookie. Também dá para acrescentar castanhas picadas ou aveia.. receita bastante versátil para o dia a dia.