Mousse de banana figo com chocolate

IMG_0120

Banana marmelo ou banana figo. Lembra a banana da terra e não tem aquele sabor forte de banana – o que a faz perfeita para usar em receitas como o mousse de banana, brigadeiro de banana, substituto do creme de leite e até como manteiga ou margarina para passar no pão.

Para isso coloque com a casca para assar por 30 min a 200C. Depois bata no liquidificador com um pouco de água – o suficiente para ajudar a bater e dar consistência de creme.

Se for fazer o mousse, bata com a água morna e chocolate meio amargo picadinho. O chocolate vai derreter, depois quando esfriar leve a geladeira. Se achar necessário coloque açúcar mascavo enquanto bate.

Veja essa reportagem do site Banana blog:

Muito popular entre os filipinos, a banana marmelo é pequena e possui uma casca bastante resistente – além daquelas que estamos acostumados por aqui. Quando verde, é uma excelente fonte de amido, podendo ser frita, assada ou cozida. Na maior parte das vezes, essa banana é preparada dentro de sua própria casca. A resistência da casca a torna um excelente meio para assar ou cozinhar a fruta.

Em sua meia maturação, este tipo de banana é geralmente utilizado como uma substituta de mandioca ou batata. Cheia de amido, sua textura fica amolecida depois de cozida, lembrando a textura destes tubérculos.

Quando já está madura, a banana marmelo é utilizada em uma série de pratos – em sua grande maioria salgados. Ela não possui um sabor forte de banana, e o fato de ser chamada de “banana pão” em alguns lugares não é gratuito. Sua textura parece, de fato, um meio termo entre fruta e pão. É muito comum que seja comida assada ou cozida dentro da própria casca com uma colher de manteiga, geleia ou mel para o café da manhã, por exemplo. Quando preparada dentro da própria casca, ela adquire uma consistência cremosa que é um grande destaque.

Para quem pretende fritar, o ideal é que já esteja bem madura. Assim como outras bananas, a banana marmelo torna-se mais doce à medida que amadurece, e este açúcar auxilia a caramelizar naturalmente a fruta na hora da fritura. Dessa forma, pode ter todo o seu potencial utilizado para pratos doces ou salgados.

Ela congela com facilidade, e pode ser congelada dentro da própria casca, que facilita o processo por ser mais grossa do que as outras.

Para descongelar a banana, é só retirar do congelador, ainda dentro da casca, e esperar entre meia hora e uma hora, e ela já poderá ser utilizada ou leve direto ao forno.

foto via e via