Iogurte vegano

Amo essa receita de iogurte vegano de amendoas. Outra sugestão é colocar um pouco mais de agar e no outro dia acrescentar leite de coco  e coco ralado e ir batendo com um mix até a consistência desejada, fica um iogurte de coco vegano muito bom.

  • 1 l de leite de amêndoas ou qualquer outro leite vegetal na temperatura ambiente
  • 1 cs de agar agar

Dissolver o agar agar no leite de levar ao fogo até ferver, deixar por 3 min e desligar.

Quando o leite estiver morno, isto é, quando você conseguir ficar com o dedo dentro do leite por 10 segundos, adicione o o sachê de biorich (ou 1 pote de iogurte natural de soja).  Misturar bem e colocar num pote de vidro tampado. Enrolar numa toalha e deixar sem mexer por 8h. Depois é só colocar na geladeira que estará pronto.

***Sempre reservar 75g de iogurte (para 500ml de leite vegetal+ 1cc de agar) para a próxima receita para não precisar usar o biorich novamente.

Achei essa reportagem bem interessante The ‘Immortal’ Homemade Yogurt That Traveled ‘Round The World

O processo é o mesmo: ela tira da geladeira 2 copos de leite e quando está na temperatura ambiente, ela aquece em fogo médio por 2 minutos e meio. Em seguida, coloca num recipiente e acrescenta 1 colherada do iogurte anterior, misturando bem. Depois ela cobre com toalhas e coloca dentro do microondas (desligado). Na manhã seguinte o iogurte está pronto. O segredo para este método, é claro, é sempre que deixar um pouco de iogurte para fazer o próximo lote.

Foto via