Quiche vegano

Ingredientes

  • 2 copos de farinha de trigo
  • 150g de margarina (becel sem sal) bem gelada
  • 5 cs de água gelada ou o quanto precisar (usei 4cs)
  • 1 cc de sal
  • 1 cs chia

Preparo

  1. Você vai precisar de uma forma de quiche ou de fundo removível de cerca de 20cm de diâmetro e, de preferência, antiaderente. Quanto mais alta, melhor! Numa tigela, coloque água com gelo e reserve. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de um cm e coloque numa tigela com a farinha e o sal. Misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga.
  2. Com a colher-medidora, transfira as cinco colheres (sopa) de água gelada para a tigela e misture apenas até conseguir formar uma bola. Por último a chia. Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha.
  3. Embrulhe a bola de massa em filme ou coloque num saco plástico e leve à geladeira por duas a 24 horas, o que for mais conveniente para você. Retire a massa da geladeira e do filme. Se estiver muito dura, amoleça com o calor das mãos, trabalhando o mínimo possível. Lembre que o truque aqui é manter a massa sempre gelada.
  4. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com um rolo. Ela deve ficar maior que a forma para cobrir o fundo e as laterais. Enrole a massa no rolo e desenrole sobre a forma. Modele a massa na forma com as pontas dos dedos. Para que a massa não fique rachada, é importante apertar os cantos para formar uma base sólida. Retire o excesso de massa com uma faquinha ou passando o rolo sobre a forma. Leve a forma com a massa à geladeira por mais dez minutos.
  5. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC, ou em temperatura média-alta. Coloque uma folha de papel manteiga sobre a torta e coloque feijões crus sobre o papel. O objetivo é formar um peso que não deixe o fundo da massa inflar e quebrar ao assar.
  6. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos, até que esteja dourada. Passados os 20 minutos de forno, transfira a assadeira para a bancada de trabalho, retire os feijões e o papel e reserve a massa. Caso queira fazer a quiche em outra hora, a massa pode ser guardada na geladeira, pois ela dura até três dias. via

Recheio base:

  • 500g tofu
  • 2 cs azeite de oliva
  • 2 cs fécula de mandioca / polvilho doce
  • 60 ml água
  • essência de queijo (opcional) ou levedura nutricional

Bater tudo no liquidificador. Depois, se quiser, colocar açafrão aos poucos para dar cor. Aqueça antes de usar. Se quiser mais durinho coloque 1cs a mais de fécula.

DICA: Depois pode acrescentar palmito picado, tomate seco, espinafre ou alho poró, etc.