Omelete vegetariano assado

Não tem como fazer essa receita sem ovos. Não é comum, mas compramos ovos orgânicos para isso. Já tentei fazer com farinha de grão de bico, mas não ficou tão boa. Como aqui em casa não estamos presos a rótulos, de vez em quando um ovo orgânico não vai fazer mal.

Ingredientes

  • 2 abobrinhas pequenas
  • 200 g de queijo minas frescal orgânico em peça ou tofu
  • 1 1/2 copo de tomates-cereja (cerca de 200 g)
  • 4 ovos orgânicos
  • 1 copo de leite
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 c chá de azeite
  • 1 1/2 c chá de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo

  1. Preaqueça forno a 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário redondo com cerca de 30 cm de diâmetro.
  2. Lave e seque os tomates-cereja e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em meias-luas. Com a ponta de uma faquinha para legumes faça um corte em X na base de cada tomate. Esprema delicadamente cada um para extrair o líquido e as sementes.
  3. Corte o queijo minas em cubinhos de cerca de 1 cm. Reserve.
  4. Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira as abobrinhas douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade.
  5. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente a farinha aos poucos, misturando bem com o batedor de arame até ficar liso. Adicione o leite e tempere com o sal, pimenta e noz-moscada. Misture bem.
  6. Distribua os tomates-cereja, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos, leite e farinha. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos até estufar e dourar.
  7. Retire do forno e sirva a seguir. Esse prato chama-se clafoutis, mas eu não consigo decorar e por isso chamo de omelete assado! Fica ótimo servido com molho de azeitona verde e manjericão.

DICA: fica ótimo com batata doce (fatias assadas ou cozidas) no lugar das abobrinhas.

Essa receita é bem fácil de adaptar, se não tenho todo o queijo, nem toda a quantidade de tomates eu apenas diminuo um ovo. Ou misturo mais vegetais ralados que tem em casa com a abobrinha.

Foto e receita cozinha prática com Rita Lobo.