Nhoque de banana da terra

Ingredientes

  • 2 bananas da terra maduras
  • 1/2 copo de amido de milho
  • 1/4 copo de água
  • 8 folhas de couve manteiga
  • sal e pimenta a gosto

Preparo

  1. Leve a banana com casca para assar por 25 minutos ou dica abaixo **
  2. Depois retire a polpa e bata com um mixer até virar um creme.
  3. Numa tigela, misture o amido de milho com um pouco de água até dissolver. Junte ao creme de banana e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 5 minutos, sem parar de mexer, até soltar do fundo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Espere esfriar.
  4. Com as mãos, retire uma porção e faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Corte essas cobrinhas na diagonal, a cada 2 cm, para formar os nhoques. Repita com toda a massa.
  5. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e junte metade dos nhoques. Deixe dourar por cerca de 1 a 2 minutos de cada lado e transfira para um prato. Repita com a massa restante.
  6. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite e refogue as folhas de couve até chamuscar levemente as bordas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  7. Volte os nhoques para a frigideira, misture com a couve e transfira para dois pratos. Sirva quente.

** outra opção de preparo: Cozinhe a banana-da-terra em água fervente abundante por 15 minutos, escorra e, imediatamente, processe até formar um purê homogêneo. Deixe esfriar e leve à geladeira.Quando o purê estiver bem gelado, unte as mãos com óleo e enrole a massa em bolinhas de 15mm de diâmetro.Retorne à geladeira, sem cobrir, para que desidrate um pouco, por pelo menos 2 horas.

DICA: salpicar com farofa antes de servir ou farinha de milho temperada.

Via Rita Lobo