Soba – macarrão japonês

Soba ou sobá é um tipo de macarrão japonês feito a base de farinha de trigo sarraceno, podendo-se misturar ou não outros ingredientes à massa.

Soba com tofu e caldo de gengibre (1a foto esquerda para direita): faça um caldo de gengibre com 4 copos de água, 1 colher sopa de vinagre de arroz ou maçã, 2 colheres de sopa de shoyu, 2 colheres de sopa de gengibre ralado. Ferva bem por 5-10 minutos. Cozinhe o macarrão e reserve. Numa frigideira refogue o tofu, a vagem com chilli e sementes de gergelim. Adicione o macarrão e misture. Sirva com o caldo. via

Soba com gengibre e amendoim (2a foto): Faça o macarrão e reserve. Faça o molho numa tigela: misture o 3 colheres sopa gengibre, 3 colheres sopa suco de limão, 3 colheres sopa de vinagre, sal e pimenta a vontade. Adicione azeite de oliva misturando bem até emulsificar. Numa frigideira ou wok com um fio de azeite coloque o amendoim sem pele e dê uma leve tostada, depois adicione o macarrão e por último o molho. via

Soba com vagem e óleo de gergelim (3a foto): cozinhe o macarrão e reserve. Cozinhe as vagens e reserve. Numa frigideira ou wok aqueça levemente o 2 colheres sopa de óleo de gergelim, 2 colheres sopa de shoyu, 3 colheres sopa de suco de limão. Coloque as vagens e o macarrão e misture. Sirva com sementes de gergelim.

Soba com vegetais e manteiga de amendoim (4a foto):  cozinhe o macarrão na água com sal. Adicione os vegetais picados (como vagem e cenouras). Cozinhe tudo e escorra a água da panela e adicione manteiga de amendoim, shoyu uma pitada de vinagre e outra de açúcar. Misture bem para aquecer.

DICA: substitutos para o sobá podem ser macarrão de arroz, bifum ou talharim bem fino.