Pão de milho e farinha integral

Ingredientes

  • 400g de farinha de trigo branca
  • 100g de farinha de trigo integral
  • 100g de flocos de milho pré-cozido (do tipo Milharina)
  • 400 ml de água
  • 200g de fermento natural ativo, refrescado
  • 12g de sal

Preparo

  1. Numa tigela grande, coloque a água e o fermento. Mexa bem, para amolecer e diluir melhor.
  2. Num recipiente à parte, misture as farinhas e os flocos de milho.
  3. Junte então a mistura de farinhas de trigo e de milho à agua com fermento, gradualmente.
  4. Vá misturando com uma colher. Deixe repousar por 20 minutos.
  5. Passado esse tempo, comece a sovar. Adicione o sal aos poucos, enquanto manipula a massa. (Sove na tigela ou, se preferir, numa bancada enfarinhada.)
  6. Depois de sovar a massa por dez minutos, modele uma bola. Salpique com uma leve camada de farinha, cubra com um pano e deixe descansar na tigela, por três horas a quatro horas, num armário ou no forno apagado, em temperatura ambiente, longe do calor
  7. Passada a primeira fermentação (três a quatro horas), transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e com mais flocos de milho. Aperte, para que o gás escape, deixe a massa achatada.
  8. Comece a modelar o pão, fazendo dobras na massa, sempre da borda para o centro, dos dois lados, até que as partes se encontrem no meio. Junte bem as duas partes, una também as extremidades.
  9. Modele o pão num formato oval, mais alongado, com a emenda da massa ficando para baixo. 10. Coloque mais flocos de milho: dará textura e sabor.
  10. Acomode o pão sobre a assadeira (se for antiaderente, melhor; caso contrário, use uma camada de farinha para impedir que grude; ou uma folha de papel próprio para assar), ou dentro de um cesto em formato adequado (do tipo banneton). Cubra com um pano, bem ajustado sobre a massa, de modo a manter sua forma. Espere duas horas.
  11. Asse em forno pré-aquecido por meia hora, a 220 graus. Imediatamente antes de colocar no forno, faça um corte longitudinal sobre a massa, de cerca de 0,5 cm de profundidade, com faca afiada, lâmina, navalha etc.
  12. Asse por 40/45 minutos, sempre em fogo alto, para que fique bem dourado.
  13. Retire o pão do forno, deixe esfriar sobre uma grelha ou acessório do tipo, para que não o vapor d’água não amoleça a casca.
  14. Corte depois que esfriar.

Foto e receita via