Feijão verde – Moyashi

Nunca fui muito fã do feijão moyashi germinado, mas adoro o feijão verde (Mung bean, Moyashi) cozido. Ele é detox, antioxidante, rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, minerais e aminoácidos.

A sopa de feijão verde com couve é ótima. Outra boa sugestão para fazer uma canja vegana com feijão verde, já que ele é de fácil digestão, rico em proteínas e leve para tomar na convalescência ou mesmo a noite.

Hoje eu fiz essa receita que dá para montar de várias formas como por exemplo torta, bolinho, quibe ou hambúrguer. Como fiz tudo a olho vou colocar mais ou menos as quantidades que usei. Receita vegana naturalmente sem glúten.

Ingredientes

  • 3 conchas de feijão verde cozido e escorrido
  • temperos a vontade: sal, pimenta, cascas de limão, cominho, etc
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada moída
  • 3-5 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou amido de milho

Preparo

  1. Deixe o feijão de molho durante a noite, escorra a água e cozinhe por 15-20 minutos na panela de pressão. Escorra a água de 3 conchas bem cheias de feijão.
  2. Coloque tudo no processador e bata bem até ficar homogêneo. Se precisar, pare na metade do tempo para raspar as laterais.
  3. Fica uma massa que gruda bastante nos dedos, coloque mais farinha se quiser deixá-la mais firme para ficar mais fácil de modelar. A partir daqui você poderá fazer as variações:

  • Torta de feijão verde – Moyashi – foto

Coloque a massa e espalhe no fundo até metade da altura da lateral de uma assadeira com fundo removível.  Ou em forminhas individuais. Asse em forno médio pré-aquecido por 15 minutos. Cubra com a cobertura de sua preferência. Essa que eu fiz foi com tofu esfarelado, temperado com sal, pimenta, casca de limão e curry e tomates cerejas picados. Volte ao forno por mais 10 minutos.

  • Bolinho  ou hambúrguer de feijão verde

Faça bolinhos ou molde em forma de hambúrguer, molhe numa mistura de 150g farinha de grão de bico com 160ml água gelada mais uma pitada de sal e depois, se quiser, passe no fubá para empanar. Deixe 1 hora na geladeira para firmar e depois leve para assar em forno pré-aquecido por 15 minutos ou coloque um fio de azeite numa frigideira e frite 2 minutos de cada lado.  Ps. empanar é opcional.

Servir com patê de feijão verde: 1 copo de feijão verde cozido, 1/4 copo tahini, 1/3 copo de água, 1 colher sopa de suco de limão, sal, pimenta e azeite de oliva a gosto. Bater tudo no liquidificador, ir acrescentando a água aos poucos até atingir a consistência desejada.

  • Quibe de feijão verde

Hidrate 1 copo de trigo para quibe em 3 copos de água morna por 1-2 horas ou até ele ficar macio. Depois escorra bem a água. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de azeite e refogue o alho até ficar levemente dourado, depois coloque a cebola picadinha (quantidades e temperos a gosto. Exemplo sal, pimenta, zaatar, hortelã). Desligue a panela e coloque 1 copo da massa de feijão e misture. Coloque o trigo e misture. Coloque numa travessa e leve para assar por 15-20 minutos.

  • Patê de feijão verde / Pasta de feijão 

Bata no processador: 1/2 copo de feijão cozido e escorrido. 1 copo de água. 1/2 copo de tahini ou nozes. 1 colher de sopa de suco de limão. Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Quando quiser variar o sabor dá para colocar tomates secos em óleo ou azeitonas pretas.