Sopa de batata assada com grão de trigo germinado

Eu não tenho medida para essa sopa, mas ela ficou muito boa. Comprei os grãos de trigo orgânicos e germinados, mas você pode germiná-los em casa também.

Deixe os grãos de molho durante a noite e pela manhã escorra toda a água, durante o dia por dois dias mais ou menos, encha a vasilha de água e escorra bem, para manter os grãos úmidos. Quando aparecer uma pontinha, tipo um narizinho é que ele está pronto!

Descasque a pique grosseiramente as batatas, salpique pimenta, sal, alecrim e leve-as para assar até ficarem douradas.

Depois bata um pouco das batatas assadas no liquidificador com caldo de legumes*. A proporção de água e batatas depende o quanto você quer engrossar a sopa, por isso vá colocando batatas aos poucos até atingir mais ou menos a textura que você quer.

Coloque numa panela com o restante das batatas picadas, um pouco de cenouras e abobrinhas picadas e os grãos de trigo e cozinhe tudo por 20 minutos ou até os grãos ficarem macios. Temperos a gosto, não precisa de muita coisa já que o toque especial fica com o sabor da batata assada.

*Caldo de legumes caseiro:

Se você compra vegetais orgânicos, cada vez que tirar a casca não jogue fora. Coloque dentro de um saquinho no freezer. Raspas de cenoura, sobra de abobrinha, pontas de vagem, cascas e pedaços de cebola, pedaços de alho, qualquer vegetal cru que sobrar.  Quando o saquinho estiver cheio coloque tudo numa panela e cubra com água, cozinhe tudo por 15 minutos, coe e o caldo estará pronto!