Como fazer farinha em casa e Wrap / Tortilha

Germinando os grãos para fazer farinha

Antes, quero avisar que dá para fazer sua farinha de grão germinado e é fácil. Mas por que germinar?

Porque os grãos são fontes de nutrientes e fibras, aquelas bonitinhas que são vitais para a saúde de todo o seu sistema digestivo, porém se não forem preparados da maneira correta nós não vamos conseguir absorver todos esses benefícios. Leia mais aqui (em inglês).

Os grãos mais comuns para fazer farinha de grão germinado são: trigo, arroz, centeio, aveia (em grãos! Não daquelas em lâminas ou flocos, essas já foram processadas industrialmente). Deixe-os de molho por 8 horas, depois escorra toda a água e deixe germinar, pode ser num pote de vidro virado de ponta cabeça com uma tela presa com elástico ao invés de tampa para escorrer toda a água. 1 a 2 vezes por dia molhe os grãos e escorra toda a água novamente. Eles vão germinar em 2 dias mais ou menos.

DICA: o importante quando for germinar para fazer farinha é não deixar o broto crescer muito, assim que aparecer a pontinha já coloque os grãos na máquina de desidratar para secar por 12 horas – forno não funciona bem aqui, mas dá para tentar deixar um dia (24h) a 60C, não deixar o forno mais quente que isso ou você vai assá-los ao invés de secar.

Depois da máquina de desidratar, quando os grãos estiverem secos e firmes é hora de moer até virar farinha. Você pode tentar o liquidificador, mas as melhores são aquelas máquinas próprias de moer grãos, como o café.

Depois de moída o melhor é guardar num pote no congelador.

Ok, muita coisa, né? Então vamos simplificar: compre os grãos e moa! Esse método já vai deixar a sua farinha fresca, saudável e muito mais saborosa.

De farinha de trigo integral

  • 2 copos de farinha de trigo integral germinada
  • 1 colher de sal
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 copo de água ou batata doce cozida e amassada

Combine a farinha, o sal e o fermento numa tigela. Adicione a água e misture bem. Você pode colocar mais água se precisar para dar a consistência de massa de pão.

Coloque na batedeira com um gancho o amasse a mão sobre uma superfície até ficar macio. Coloque de volta na tigela, cobra com um pano e deixe crescer.

Divida em 10 bolas mais ou menos, depois abra com um rolo formando um círculo.

Aqueça uma frigideira, as de ferro são melhores para isso, e aqueça a tortilha por 1-2 minutos de cada lado.

Se você tive uma pinça tipo de pegar macarrão dá até para fazer direto no fogo do fogão. Aqui em casa tudo é elétrico, por isso uso uma frigideira de ferro para grelhar, daquelas que tem relevo dentro.

Image via

 

 

 

Deixe um comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s