Lanches para viagem

Não tem desculpa é possível, sim, levar uma comida na bolsa e ficar leve e cheia de energia durante o resto do dia.

Sanduíche de feijão branco com alcachofras:

Amasse bem o feijão branco cozido, adicione um pouco da água até atingir a consistência de creme. Tempere com suco de limão, sal e pimenta. Adicione sementes de girassol e alcachofras picadas e misture bem. Coloque entre fatias de pão integral, sem farinha branca e de preferência fermentação natural, com alface e tomate cereja.

Sanduíche de grão de bico:

Misture o grão de bico cozido com mostarda e maionese vegana* ou creme de castanhas. Coloque no pão com rodelas de pepino agridoce ou mesmo pepino em conserva ou, se preferir, pepino cru.

Sanduíche de manteiga de amendoim com geléia:

Prefere algo mais doce? Coloque entre as fatias de pão alguma geléia de sua preferência e manteiga de amendoim (veja notas*). Se quiser dá até para colocar uma rodelas de banana picada ou morangos junto. Ou leve a banana e tire a casca na hora de comer.

Wrap:

No geral o wrap comprado pronto é cheio de sódio e gordura, mesmo o integral. Eu prefiro os que são em casa, com todos os ingredientes naturais e sem gordura ou usar folhas de couve manteiga. Faça um molho de tahini*. Recheie o wrap com tomates cerejas, folhas de alface, palmito ou alcachofra picados, azeitonas pretas picadas. Regue com o molho e enrole.

outra opção:

Com homus, hummus em inglês,  pasta de grão de bico* e legumes.

wrap mexicano:

feijão preto apimentado, alface, tomate (ou pico de galo) e guacamole. Mais um opcional: arroz integral.

Sanduíche de tofu:

Com tofu picado, maionese vegana, curry, sal e pimenta preta moída. Coloque no pão com brotos de alfafa.

Sanduíche com pão pita:

Recheie com vegetais grelhados ou assados e pasta de grão de bico*.  Imagem e receita via

NOTAS*

Pasta de grão de bico – homus:

Deixe 1 copo de grão de bico de molho durante a noite. Depois disso escorra toda a água e cozinhe na panela de pressão com dois ou três copos de água por 30 minutos. Depois coloque os grãos cozidos no liquidificador com suco de 1 limão, 1 dente de alho pequeno, sal, 1 colher chá de cominho em pó e 1 – 2 colheres sopa de azeite de oliva. Use um pouco da água do cozimento para ajudar a bater e dar consistência de um creme homogêneo.

DICA: essa pasta também fica boa se feita com feijão branco ou lentilhas.

Manteiga de amendoim:

Bata o amendoim torrado, sem sal no liquidificador até virar uma farinha. Depois disso vá batendo e parando para raspar as laterais até o próprio óleo do amendoim transformar tudo numa pasta homogênea. Se preferir mais crocante, deixe uns pedacinhos maiores.

Molho de tahini:

Bata (liquidificador, mixer ou mesmo a mão) 3 colheres de tahini, 3 colheres de suco de limão, 2 colheres de vinagre , 1/2 copo de água, sal e pimenta a gosto.

Maionese vegana:

O processo é simples: bater 1 copo do ingrediente principal mais suco de 1/2 limão, sal e pimenta no liquidificador e adicionar o azeite em fio até dar ponto de maionese. Sal e pimenta do reino a gosto.

  • couve-flor cozida
  • inhame cozido
  • de abacate
  • de extrato de soja: 1/2 copo de água com 3 colheres de sopa de extrato de soja. Aqui usa-se bastante azeite. Dica: pode substituir o extrato de soja e água por outro leite de soja ou amêndoas. Outros leites que testei dão mais trabalho para dar consistência.

Creme de castanhas:

Deixe as castanhas de caju de molho em água durante a noite, escorra a água e bata no liquidificador com suco de limão, sal e pimenta até virar um creme, acrescente um pouquinho de água para ajudar a bater e dar a consistência de maionese.

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