O que é uma alimentação natural?

Uma alimentação natural baseada em plantas é composta de:

  • frutas frescas: banana, maçã, mamão, uvas, morangos, etc
  • vegetais: alface, milho, vagem, folhas verdes,  etc
  • tubérculos, raízes: batata doce, batata, cenoura, etc
  • grãos integrais: quinoa, arroz, trigo integral, aveia, painço, etc
  • legumes: feijões, grão de bico, lentilhas, etc

E retira esses produtos daqui:

  • carnes
  • leite e derivados
  • comida processada como farinhas brancas – as que contem glúten mas também as que não contem glúten
  • açúcar refinado
  • óleos – mesmo os de coco, oliva, etc

A base da alimentação natural está no uso de ingredientes integrais e/ou minimamente processados, mas o importante é retirar os que são super processados, cheios de gordura e açúcar. As refeições são preparadas sem óleo e sem leite ou derivados, por exemplo.

Nós temos a cultura de acreditar que certos alimentos oferecem apenas um tipo de nutriente, acreditamos que temos que tomar leite para adquirir cálcio, comer carne para ter proteína, quando na verdade um ingrediente pode oferecer vários nutrientes. Na alimentação natural que nos interessa é o pacote todo, não apenas uma parte, pois a natureza já nos entrega o alimento pronto na quantidade que precisamos.

Por isso, variar o que ingerimos nos ajuda a suprir (com excessão da vitamina B12) os nutrientes necessários para a saúde do nosso corpo sem ficar se preocupando com o “tenho que comer mais disso ou daquilo”.

Esse guia visual do Forks over Knives é ótimo:

Food-Pyramid-small

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