Ciclo Circadiano

Quando estudei naturopatia indiana a doutora Nivetha falava bastante na importância do nosso ciclo biológico, o período de 24 horas em que quase todos os seres vivos são influenciados pela variação da luz entre o dia e a noite. O ritmo circadiano é o nosso relógio interno e está relacionado aos padrões de atividades das ondas cerebrais, produção hormonal, regeneração celular, entre outras atividades biológicas e por isso é tão importante que ele permaneça regulado.

Recentemente foi comprovado pela ciência ocidental principalmente através do trabalho do Dr Satchidananda Panda do Salk Institute dor Biological Studies, na Califórnia, que a alimentação também influencia no nosso ciclo biológico e dessa forma podemos usá-lo a nosso favor se limitarmos nossa ingestão de comida para 9 a 12 horas por dia. Alguns exemplos: comer entre 8h-17h (9 horas de ingestão alimentar) ou 8h-18h (10 horas de ingestão alimentar) ou 7h-19h (12 horas de ingestão alimentar).

O horário em que estamos acostumados a comer ajuda o nosso corpo a antecipar a chegada do alimento, isso significa que se estamos acostumados a tomar café da manhã as 8h durante a semana o corpo já começa a se preparar as 7h, por exemplo, produzindo sucos digestivos para aproveitar todos os nutrientes daqueles alimentos.  Se no final de semana tomamos café da manhã as 10h esse alimento não será bem aproveitado porque o corpo se preparou para receber a comida as 8h, não terá as mesmas enzimas pois, digamos, perdemos o trem. Então o corpo passa dois dias tentando se adaptar ao novo horário e na segunda volta o café da manhã para as 8h! Isso pode não fazer muita diferença agora, mas essas pequenas deficiências mostrarão seus resultados mais tarde, quando nosso corpo começa a “quebrar” mais rápido e demora mais para  se recuperar.

Assim, o processo de reparação e rejuvenescimento das células acontecem quando o corpo está em jejum. O corpo já se preparou, recebeu e absorveu o alimento durante o dia e a noite é o tempo de restauração, assimilar o que é bom e eliminar as toxinas.

Deixe um comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s